Nova carteira de identidade, é obrigatório a mudança do RG para CIN?

Publicação: terça-feira, 27 de junho de 2023

A nova carteira de identidade já está sendo emitida em 12 estados do Brasil, sendo a adesão mais recente no estado de Manaus. Os demais são: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


O que é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)?

No Brasil, até os dias atuais, é possível ter mais de um RG devido a não padronização e unificação da base de dados dos órgãos de identificação dos estados brasileiros, o que faz com que tenhamos mais de um registro, além do CPF. Com a padronização adotada pelo CIN, o CPF será o registro nacional aceito em todos estados e em apenas um documento.

Além da unificação de registro nacional, a CIN vem com uma novidade em sua estrutura. Ela possui um QR Code que pode ser acessado por qualquer smartphone para verificar a situação da carteira de identidade. Por exemplo, pode ser identificado se esta foi furtada ou extraviada.


É obrigatório a mudança do RG para este novo documento?

A partir do dia 06 de novembro de 2023 os orgãos de identificação de todos os estados deverão adotar o modelo da CIN para a emissão de identidades. Porém o cidadão não será obrigado a efetuar a troca imediata. O RG no modelo atual continuará válido até 28 de fevereiro de 2032.

Tanto o RG ou a CIN são válidos e aceitos para sua identificação, inclusive para emitir o seu certificado digital.

Clique aqui para obter seu Certificado Digital.



TAGS: