FAQ
O QUE É UM CERTIFICADO DIGITAL?

O certificado digital é um documento eletrônico que garante e protegem as transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. Com essa tecnologia, os sistemas de informação podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online, utilizando a tecnologia para garantir a privacidade e confirmar autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede.


Dúvidas com relação aos tipos de certificados? Clique aqui
COMO SABER QUAL CERTIFICADO DIGITAL EU PRECISO?

Existem diferentes aplicações e usos para o Certificado Digital, clique aqui e veja as principais aplicações e usos do certificado digital para você e sua empresa.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CERTIFICADO DIGITAL A1 E A3?

O certificado do modelo A1 é um documento eletrônico, que contem seu arquivo gerado/armazenado diretamente no computador (software), ele não depende de uma mídia externa para sua utilização, pode ser usado simultaneamente em diversos equipamentos e tem validade de 12 meses.

O certificado do modelo A3 é um documento eletrônico, armazenado/gerado dentro de um dispositivo criptográfico (hardware) - cartão, token ou smartphone (Bird ID). Sua utilização é realizada em apenas um equipamento por vez, por possuir um nível de segurança mais elevado e tem validade de 12, 24 ou 36 meses.


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O QUE É CHAVE PRIVADA?

A chave privada é gerada simultaneamente com a chave publica e são relacionadas a um sistema de criptografia assimétrica, que protege o acesso ao certificado digital. A chave privada deve ser mantida em sigilo e posse somente pelo seu titular. Com ela é possível assinar digitalmente documentos e arquivos de forma inequívoca pelo seu titular.

O QUE É CHAVE PÚBLICA?

A chave pública é gerada simultaneamente com a chave privada e são relacionadas a um sistema de criptografia assimétrica, que protege o acesso ao certificado digital. A chave pública está associada com os dados do seu titular e é utilizada para verificar a assinatura digital criada com a chave privada correspondente. Ela também é utilizada para cifrar mensagens ou arquivos que podem ser decifrados com a chave privada correspondente.

QUEM PODE TER UM CERTIFICADO DIGITAL?
O certificado pode ser de titularidade de uma:

1. Pessoa Física: um e-CPF emitido para a pessoa João da Silva.
2. Pessoa Jurídica: um e-CNPJ emitido para a empresa AR São Paulo Certificadora.
3. Equipamento/Aplicação: um certificado de servidor emitido para um common name (host domínio).
NO CASO DE UMA EMPRESA COM SÓCIOS, COMO SERÁ UTILIZADO O CERTIFICADO DIGITAL?

No caso das comunicações à Receita, a certificadora pode aceitar para a validação apenas o Representante Legal perante a Receita Federal para a emissão do certificado pessoa jurídica, já que apenas os dados do sócio representante serão utilizados durante a etapa de cadastrado para autenticação. Se diferenciando de outras necessidades jurídicas, se o contrato social determina a necessidade da assinatura de todos os sócios para determinada ação, como por exemplo, a solicitação de um empréstimo bancário, o mesmo número de assinaturas digitais será exigido.

QUAL A VALIDADE JURÍDICA DO CERTIFICADO DIGITAL?

Um documento assinado digitalmente tem a mesma validade jurídica do equivalente em papel assinado de próprio punho, comprovando que o documento foi assinado e autenticado pelo próprio titular admitindo o ato de não-repudio.

QUAIS SENHAS SÃO CADASTRADAS NO CERTIFICADO DIGITAL?

O certificado digital A1 possui apenas uma única senha de proteção, chamada de senha de instalação, cadastrada durante o processo de emissão do certificado.

O certificado digital A3 possui as seguintes senhas de proteção: Senha de utilização (PIN) – libera a utilização da chave privada do certificado e a senha PUK para desbloqueio da senha PIN caso seja excedido o número de tentativas da utilização da senha PIN incorreta.

AO TENTAR UTILIZAR MEU CERTIFICADO RECEBO A NOTIFICAÇÃO DE QUE ELE ESTÁ BLOQUEADO. O QUE DEVO FAZER?

Se apenas a senha de acesso (PIN) ao certificado A3 da mídia foi bloqueado, será necessário possuir a senha PUK em mãos para realizar o desbloqueio da mídia, entrando em contato com nossa equipe de suporte no telefone/WhatsApp (11) 2872-7004 ou seguir os procedimento disponíveis em nosso manual (clique aqui).

QUAIS OS CUIDADOS DEVO TER COM A MINHA SENHA PIN ?

A senha deve ser sempre memorizada e alterada periodicamente, ou quando houver a suspeita de comprometimento. Deve-se cadastrar uma senha forte composta por no mínimo 8 caracteres, formados a partir da combinação de letras maiúsculas, letras minúsculas, símbolos especiais e números. 


1. Nunca divulgar ou compartilhar a senha a ninguém. 

2. Não anotar a senha em papeis e guardar em uma gaveta, em baixo do teclado, etc.

3. Não introduzir a senha quando alguém puder observar suas mãos


*Lembre-se que as senhas de seu certificado digital não são resetadas ou modificadas através de nossos canais de atendimento ao cliente.


PERDI MEU CARTÃO/ TOKEN CONTENDO MEU CERTIFICADO DIGITAL. COMO DEVO PROCEDER?

Em caso de perda do certificado, você deve revoga-lo imediatamente na página da AR SÃO PAULO (Clique Aqui). Caso não se recorde da senha cadastrada, será necessário comparecer a um dos pontos de atendimento da AR SÃO PAULO, munido de um documento de identificação e solicitar a revogação do certificado ao Agente de Registro. Para isso entre em contato com nossa central de atendimento e receba mais informações por telefone (11) 2872-7004 ou WhatsApp (Clique Aqui).

SOU PRODUTOR RURAL E POSSUO UM CEI E UM CNPJ. QUAL CERTIFICADO DIGITAL COMPRAR?

Como o seu cliente possui um CNPJ ativo, você primeiro deve questioná-lo se os seus empregados estão vinculados ao seu CNPJ, se sim, aconselhamos a compra de um certificado e-CNPJ, pois, assim você unifica todos os processos em um único certificado digital. Caso os funcionários não estejam vinculado a este CNPJ você pode indicar a compra de e-PF com CEI (Cadastro Especifico do INSS), pois assim o produtor rural poderá continuar realizando o recolhimento do FGTS de seus funcionários (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

COM O MEU CERTIFICADO DIGITAL MEU CONTADOR PODE REPRESENTAR MINHA EMPRESA?

Seu certificado digital é o documento digital pessoal que identifica você e sua empresa nas transações digitais. Não indicamos deixar o documento em posse de terceiros, quando necessitar crie uma procuração eletrônica que possibilita delegar funções a terceiros, como seu contador, dentro do site da Receita Federal do Brasil, possibilitando especificar quais serviços e informações seu procurador poderá ou não acessar.

O QUE É VALIDAÇÃO PRESENCIAL?

A validação presencial compõe o processo de emissão do certificado digital. Neste momento é feito a confirmação da identidade do titular solicitante, seja pessoa física ou pessoa jurídica realizando a coleta biométrica, garantindo a veracidade dos documentos apresentados.


Caso nenhuma das validação de forma online estejam disponíveis, o atendimento presencial é essencial para a confirmação de seu certificado.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE VALIDAÇÃO ONLINE?

Para que um certificado digital ICP-Brasil possa ser emitido é necessário que a Autoridade competente tenha confirmado a identidade do futuro titular para poder atribuir a ele um par de chaves. Esta etapa é chamada de validação e ela pode ser realizada de uma das três formas disponíveis, sendo duas totalmente online.


  1. Videoconferência.
  2. Emissão e Renovação Online.
O QUE É A VALIDAÇÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA?

A validação por videoconferência é a etapa de confirmação da identidade realizada em uma videochamada entre o titular e a equipe da AR SÃO PAULO. A videoconferência pode ser realizada via computador ou smartphone em dia e horário agendados pelo próprio titular.


Requisitos:

1. Ter as biometrias cadastradas na ICP-Brasil (ter emitido um certificado presencialmente a partir de 2018) ou possuir CNH (carteira de habilitação).

2. Ter acesso a um dispositivo (computador, tablet ou celular) com câmera e microfone.

O QUE É A VALIDAÇÃO POR EMISSÃO E RENOVAÇÃO ONLINE?

A validação por renovação online está disponível para os titulares que possuam certificados de Pessoa Física e Jurídica A3 válidos. Os dados e período do novo certificado serão os mesmos do certificado atual.

Os titulares de certificados de Pessoa Física A3 poderão também emitir novos certificados e-CPF/e-CNPJ utilizando o próprio certificado para confirmação online de sua identidade.


Requisitos:

1. Ter um Certificado CNPJ /NFe A3 válido para realizar a renovação online.

2. Ter um Certificado CPF A3 válido para realizar a emissão online de novos certificados, sejam de Pessoa Física ou Jurídica, A1 ou A3.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A VIDEOCONFERÊNCIA?
Para a realização da videoconferência é necessário que o titular possua em mãos seu documento de identificação, anexado anteriormente durante o cadastro de seus dados no agendamento, tanto para certificados de pessoa física ou jurídica.
Em casos de validações para pessoa jurídica não é necessário apresentar nenhum documento da empresa, porém é de extrema importância que o representante legal possua o cartão CNPJ em mãos para a confirmação dos dados que serão requisitados pelo nosso agente validador.
COMO AGENDAR A VALIDAÇÃO PRESENCIAL?

No processo de compra do certificado digital em nosso site terá a opções para realizar o agendamento em uma de nossas unidades escolhendo o melhor local, data e hora, também temos a opção de realizar a compra com um de nossos consultores onde ira informar o melhor horário e local para a validação do certificado digital, entrando em contato conosco por telefone (11) 2872-7004 ou WhatsApp (clique aqui).

A validação compõe o processo de emissão do certificado digital. Neste momento é feito a confirmação da identidade do titular solicitante, seja pessoa física ou pessoa jurídica realizando a coleta biométrica, garantindo a veracidade dos documentos apresentados.

Caso nenhuma das validação de forma online estejam disponíveis, o atendimento presencial é essencial para a confirmação de seu certificado.  

É POSSÍVEL AGENDAR O ATENDIMENTO EM MINHA CASA OU EMPRESA?

Sim, para que verificarmos a disponibilidade de atendimento em sua região, entre em contato conosco por telefone (11) 2872-7004 ou WhatsApp (clique aqui).

COMO AGENDAR A VIDEOCONFERÊNCIA?

Após a realização da compra de seu certificado digital por videoconferência, é necessário que o titular realize o cadastro e agendamento através do site da AR SÃO PAULO (clique aqui), utilizando as instruções enviadas por e-mail. 

O QUE É CARTÃO INTELIGENTE?

É o dispositivo que fica armazenado o Certificado Digital, os dados do Certificado Digital ficam dentro do chip do cartão, neste caso é necessário para leitura dos dados, uma leitora de cartão ou um computador que tenha a leitora embutida. O cartão é protegido por uma senha que possui uma politica de bloqueio após algumas tentativas consecutivas de digitação incorreta dessa senha, o cartão e o certificado digital serão bloqueados. As senhas cadastrados no cartão ficam armazenadas apenas no dispositivo não podendo ser recuperadas ou desbloqueadas pela Autoridade Certificadora. É recomendado que a senha digitada seja memorizada para evitar bloqueios e perda do cartão e do certificado digital.

O QUE É TOKEN?

É o dispositivo onde fica armazenado o Certificado Digital e que se conecta diretamente na porta USB do computador, dispensando qualquer tipo de adaptador. Esse dispositivo é protegido por uma senha que possui uma politica de bloqueio após algumas tentativas consecutivas de digitação incorreta dessa senha o token e o certificado digital serão bloqueados. As senhas cadastradas no token ficam armazenadas apenas no dispositivo, não podendo ser recuperadas ou desbloqueadas pela Autoridade Certificadora ou Autoridade de Registro. É recomendado que a senha digitada seja memorizada para evitar bloqueios e perda do certificado digital.

O QUE É LEITORA DE CARTÃO INTELIGENTE?

A leitora é o hardware que faz a leitura dos dados do certificado contidos no cartão. Nela são armazenadas informações sobre o seu certificado ou sua chave privada, ela apenas realiza a comunicação do cartão com o computador.

O QUE É O CERTIFICADO BIRD ID (EM NUVEM)?

O BIRD ID é o certificado em nuvem do tipo A3 da AR São Paulo, que não necessita de uma mídia física para sua emissão. Pode ser instalado em seu smartphone ou computador através de seu aplicativo, seu diferencial é justamente possuir as mesmas funcionalidades de um certificado em token ou cartão, e ao mesmo tempo permitir que a assinatura seja realizada através de um aparelho mobile. Seu gerenciamento é feito através do aplicativo Bird ID que possibilita o controle e sincronização com diversos dispositivos.

Para mais informações entre em contato como nossa equipe de especialistas pelo telefone (11) 28727004 ou pelo WhatsApp (clique aqui).

COMO SOLICITAR REEMBOLSO DE COMPRA PAGA COM CARTÃO DE CRÉDITO?

A solicitação de reembolso deverá ser realizada no prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos, da data de pagamento do certificado digital, antes do processo de validação presencial. A restituição do valor do produto em questão se dará através de pedido de estorno dos valores no cartão de crédito utilizado na compra e será feita diretamente pela administradora de cartões.

COMO REVOGAR MEU CERTIFICADO DIGITAL?

A revogação de um certificado digital pode ser feita por seu titular na página da AR SÃO PAULO (clique aqui), através da sua senha cadastrada na fase de solicitação. Caso não mais possua sua senha, você poderá comparecer a um dos Pontos de Atendimento da AR SÃO PAULO munido de um documento de identificação e solicitar a revogação do certificado ao Agente de Registro.