Contra fraude, qual o papel do certificado digital?

Publicação: quinta-feira, 25 de setembro de 2025


Representação de um suspeito de fraude


Beira o incalculável a quantidade de sites, e-commerces e programas que existem nos dias atuais. E grande parte recolhe nossas informações, seja em um cadastro feito por nós mesmos, em sites que não sabemos como é feito o armazenamento das informações, ou por meio do próprio navegador que utilizamos. O fato é: Nossos dados não estão 100% protegidos.


Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2018 até o fim de 2024 houve um aumento de 408% em fraudes.  Somente no ano passado foram registrados aproximadamente 2,2M de estelionatos. É um crescimento preocupante, ainda que não totalmente inesperado, devido à grande migração do ambiente físico para o digital ao longo dos últimos anos.


E agora com o avanço da Inteligência Artificial há novos desafios a enfrentar, como combater as fraudes digitais que podem replicar vozes, imagens e vídeos realistas de pessoas que podem enganar sistemas de segurança mínima. Ainda não está perfeito, mas a IA é uma tecnologia que está em constante evolução e que teve uma rápida ascensão desde a liberação do ChatGPT para o público em geral, e que impulsionou diferentes concorrentes a se posicionarem e criarem sistemas inovadores para o mercado como uma IA que cria vídeos com base em um texto simples, por exemplo.


Diante deste cenário de constante evolução e inovação, é fundamental que cada indivíduo busque formas de proteger sua identidade e seus dados. Veja abaixo algumas dicas: 


  • - Autenticação de multifatores: A famosa autenticação de 2 fatores é uma ótima opção para ativar em suas contas online, a cada acesso será necessário uma confirmação em seu celular cadastrado.

  • - Autenticação facial: Esta autenticação permite o acesso apenas com sua face, geralmente é utilizado quando o login é feito em um novo dispositivo.

  • - E-mail secundário: Sempre tenha um e-mail a mais para vincular as suas contas para recuperar seu acesso principal em caso de invasão.

  • - Combine estratégias com pessoas próximas: Parece coisa de filme, mas é importante ter senhas ou uma informação conhecida somente entre os familiares para falarem em caso de ligações ou mensagens de pessoas próximas pedindo dinheiro. Vozes já estão sendo clonadas com IA e whatsapp também há muito tempo. Seja qual for o caso, é sempre importante ligar para o número que você tem salvo em seu celular para confirmar se é uma solicitação verdadeira.

  • - Atenção aos e-mails e SMS recebidos: É muito comum tentativas de golpe via e-mail ou SMS, através de links suspeitos e anexos. Sempre confirme o remetente antes de clicar em um link, geralmente estes criminosos tentam se passar por empresas e orgãos públicos para criar a necessidade de clicar ou baixar algo. Empresas confiáveis, em sua maioria, possuem um domínio próprio de e-mail (Por exemplo: cobranca@NOMEDAEMPRESA.com) e telefones públicos divulgados para comunicação.


E qual o papel do Certificado Digital nisto tudo?


O Certificado Digital é um documento digital para pessoas físicas e jurídicas realizarem atividades online com um maior nível de segurança para os titulares e receptores da informação. Na prática, os sites e programas que são acessados pelo certificado digital tem a garantia de que é o real titular acessando o ambiente virtual e o titular tem a segurança de que a única forma de acesso está em suas mãos.


Como isso é possível?


A etapa denominada Validação é a que garante essa segurança para os ambientes virtuais, porque é o momento que a documentação é analisada face ao solicitante para comprovação de identidade tanto da pessoa física quanto jurídica. Um processo feito por autoridades de registro que estão vinculadas à ICP-Brasil, mantida e auditada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).


O certificado é gerado após a validação para instalação no computador ou de forma física em dispositivos criptográficos para proteção do conteúdo. Cada certificado é gerado um par chaves criptográficas que são exclusivas para cada identidade, o que garante a unicidade do documento com o seu titular.


É por este motivo que muitas atividades online aceitam apenas o acesso via certificado digital, porque o certificado existe apenas com o seu titular, não é uma conta online que pode ser invadida na quebra de um login e senha.



A informação é sua aliada na segurança da sua identidade online e deve ser ensinada, compartilhe este conteúdo para que diminua a quantidade de pessoas que são vítimas desses criminosos.


E faça seu Certificado Digital na AR São Paulo, são mais de 12 anos protegendo a sua identidade digital.










TAGS: