Um novo modelo de CNPJ está por vir! A partir de Julho de 2026 o número de registro passará a ser uma sequência alfanumérica: os 12 primeiros dígitos serão mesclados entre letras e números, sendo os últimos dígitos exclusivamente numéricos.

Esta mudança ocorre por um iminente esgotamento dos números de CNPJ disponíveis. Em Junho deste ano foi divulgado pela BigDataCorp em “CNPJs do Brasil”, que existem quase 65 milhões de CNPJs registrados entre ativos e inativos, um número que cresce a cada mês. De janeiro a março deste ano o número de CNPJs ativos também cresceram, foram 16,11% em comparação ao mesmo período do ano passado, passando de 21,8 para 25,3 milhões.
Sistemas são finitos e precisam ser ajustados, remodelados e adaptados ao atingirem seus limites e chegou a vez do registro de CNPJ do nosso país.
O que mudará?
Apenas os 12 primeiros dígitos que poderão ser números e letras para os CNPJs inscritos a partir de Julho de 2026. A forma de inscrição permanecerá a mesma, assim como o padrão de 14 dígitos: 00.000.000/0000-00. Para quem já tem um CNPJ, este permanecerá inalterado.
No entanto, será necessário alterar padrões de registro nos sistemas utilizados como CRM, e-Commerce e demais sistemas que possuem campos para registrar o CNPJ, que por padrão aceitam apenas números.
Fonte: Receita Federal
TAGS: