O que é certificado digital?

Publicação: sexta-feira, 18 de março de 2022

Todos sabemos que estamos no século do desenvolvimento tecnológico, certo?


Nos últimos anos, esse processo de desenvolvimento foi intensificado por conta do atual cenário mundial. Novas tecnologias surgem para garantir as demandas por infraestrutura, profissionais e serviços presentes no mercado de Tecnologia da Informação. E no Brasil, também seguimos essa tendência.

Uma pesquisa realizada pela IDC Brasil - Brasil International Data Corporation -  indicou que no segundo trimestre de 2021 houve um crescimento de 13,5% no setor de tecnologia da informação. Este resultado levou a uma reestruturação geral do setor de serviços durante a pandemia de Covid-19. A certificação digital também avançou com processos cada vez mais digitais,   tornando-se uma importante aliada para a comprovação da identidade de seu titular no meio online



Mas afinal de contas o que seria o certificado digital?


O certificado digital nasce justamente dessa necessidade de promover novas formas de comunicação no ambiente digital, sendo a identidade eletrônica que garante e protege  as transações e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. Com essa tecnologia os sistemas de informação podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online, utilizando a tecnologia para garantir a privacidade e confirmar autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede. 


Com o intuito de desenvolvermos ferramentas para facilitar e agilizar as formas de interação entre você e os órgãos públicos e privados, colocamos em prática novas formas de atendimento para a validação do futuro titular do certificado digital. 

A partir da criação do banco de dados de registro biométrico, o PSBio - Prestador de Serviço de Biometria - em 2017, foi adicionado ao universo das certificadoras a possibilidade de  emissão e renovação de seus certificados à distância, de forma totalmente online. As autoridades pertencentes à ICP-Brasil  desenvolveram e ajustaram seus sistemas para atender esta nova modalidade de atendimento, que anteriormente restringia-se ao atendimento presencial. 

Após a etapa de compra de seu certificado - para garantir o seu confira em nosso catálogo de produtos clicando aqui - é necessário que a Autoridade competente tenha confirmado a identidade do futuro titular para a sua geração. Atualmente a Autoridade de Registro São Paulo disponibiliza três formas de validação: presencial, por videoconferência ou emissão online.





Videoconferência: A validação por videoconferência é a etapa de confirmação da identidade realizada em uma videochamada entre o titular e a equipe da AR SÃO PAULO. A videoconferência pode ser realizada via computador ou smartphone em dia e horário agendados pelo próprio titular. A videoconferência está disponível para quem possuir CNH ou que já tenha gerado um certificado presencialmente antes.


Emissão ou Renovação Online: A validação por renovação online está disponível para os titulares que possuam certificados de Pessoa Física e Jurídica A3 válidos - para certificado CNPJ o período de validade do novo certificado será o mesmo do atual.  Os titulares de Pessoa Jurídica A3 poderão renovar online seus certificados enquanto que os titulares de certificados de Pessoa Física A3 poderão também gerar de forma inteiramente online novos certificados  para si ou para empresas às quais estiverem vinculados.  


Atendimento Presencial: Caso o futuro titular não preencha os requisitos exigidos   para emissão online ou videoconferência, ou que simplesmente opte pela validação presencial,   poderá agendar um atendimento na AR São Paulo ou solicitar atendimento VIP em seu endereço


Emitiu o certificado digital? Pronto, agora é só utilizar. 


E aqui você não fica na mão, não se preocupe com o tempo de validade, próximo da data de vencimento você irá receber e-mails de alerta e nosso time comercial entrará em contato para renovar o seu certificado digital.




IMG

por São Paulo Certificação Digital – em Certificado Digital

________________________________________________________________________________________________

TAGS: