Durante anos concretizamos nossas ações e tomadas de decisão por meio de documentos, contratos e assinaturas. Para garantir às partes envolvidas segurança e confiabilidade, diferentes mecanismos foram empregados para garantir que determinados pilares fossem assegurados.
O reconhecimento de firma (assinatura) por meio de cartórios tem como intuito garantir que determinado ato ou documento foi assinado veridicamente por aquele que se apresenta como signatário. Já quando necessária a confirmação da identidade de alguém é esperado que se apresente um documento de identificação.
Com a digitalização de processos e a definitiva mudança do meio físico para os meios digitais, foi necessário implantar uma tecnologia que trouxesse os mecanismos de segurança do mundo físico para o mundo digital.
A Certificação Digital é a tecnologia que identifica de forma inequívoca Pessoas Físicas e Jurídicas no meio digital. Ela atua por meio da criação de um par de chaves para cada titular, sendo uma chave pública e outra chave privada. Essas chaves compõem um sistema de criptografia assimétrica, onde os dados só conseguirão ser acessados se o receptor tiver a chave correta para decodificá-los.
A criação deste par de chaves é feita por uma Autoridade Certificadora, que atua como uma Terceira Parte de Confiança. A Autoridade Certificadora atua em estrita observância à Normativa da ICP-Brasil, que é a Infraestrutura que organiza, monitora e audita todo o ecossistema de certificados gerados no Brasil.
A ICP-Brasil está firmada em 5 (cinco) pilares da segurança da informação, que são fundamentais para garantir a proteção dos dados e informações em ambientes digitais, preservando a segurança e confiabilidade das transações eletrônicas.
Os Cinco Pilares são:
PRIVACIDADE:
Refere-se ao controle do acesso à informação, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam visualizar ou acessar determinados dados e documentos.
INTEGRIDADE:
Garante que as informações não sejam alteradas de forma não autorizada e/ou comunicada, mantendo sua precisão e completude.
DISPONIBILIDADE:
Assegura que as informações estejam acessíveis e disponíveis quando necessário, para as pessoas e sistemas que precisam delas, de forma ininterrupta.
AUTENTICIDADE:
Verifica a identidade de usuários e documentos, garantindo que a origem e a autoria sejam legítimas.
NÃO REPÚDIO:
Também conhecida como não irretratabilidade, assegura que uma vez que uma ação ou transação é realizada, ela não pode ser negada pelo seu autor.
Ao compreender um pouco mais dos pilares que sustentam a segurança e confiabilidade da ICP-Brasil, podemos analisar com mais critério a empresa com a qual escolhemos obter o certificado digital.
Adquira seu Certificado Digital com a Autoridade SÃO PAULO.
Acesse nosso site ou fale com nosso time.
TAGS: