Como todas as coisas, aparelhos eletrônicos possuem prazo de validade, seja por desgaste do tempo ou por não suportar novas atualizações. Para quem possui o certificado digital em mídia, ou seja, possui um cartão ou um token deve ficar atento à conexão da porta USB e identificar se há algum problema no conector do certificado ou na porta do computador.
Quanto ao suporte a novas atualizações, é necessário sempre averiguar com o time de suporte se a mídia atende os requisitos para instalação do novo certificado ao efetuar a renovação.
Os principais problemas relacionados ao uso do certificado são: falta do driver correspondente à mídia (cartão ou token), prazo de validade, bloqueio de senha PIN e PUK, e exclusão do certificado digital.
Comece por verificar a validade do certificado:
1. Clique no menu Iniciar do Windows e digite: Opções da Internet
2. Clique na guia: Conteúdo
3. Clique no botão "Certificados"
4. Na janela de Certificados, você verá uma lista de todos os certificados instalados no seu computador. Verifique a coluna "Data de validade" para ver a validade do seu certificado digital.
Certificado dentro do prazo de validade, verifique se a senha PIN não está bloqueada (No caso de certificados do tipo A3):
*O processo pode ser diferente de acordo com o driver da mídia .
Nas mídias da AR SÃO PAULO, que são gerenciadas pelo Safesign:
Conecte o token/cartão ao computador.
Vá ao menu Iniciar do Windows e na barra de pesquisa digite: token
Clique no programa Administração de token
O programa será iniciado, verifique se o token/cartão aparece na tela com o status “operacional”.
Na parte superior clique na opção token.
Clique na opção Mostrar informação do token
Verifique os status da senha PIN

Se a senha PIN estiver bloqueada será necessário efetuar o desbloqueio através da senha PUK. Na ausência da senha PUK, o certificado não poderá ser desbloqueado.
Como desbloquear a senha PIN:
Feche a janela de informações do token
No administrador de token clique em Token
Selecione “Desbloquear PIN”
A opção "Desbloquear PIN" está disponível apenas se o token/cartão estiver bloqueado.

Em último caso, se o certificado digital for excluído por algum motivo, não há meios de recuperação, pois o certificado é um meio único e seguro de identificação do seu titular no ambiente virtual de forma inequívoca. Salvo quando se tem o certificado A1, pois o mesmo gera um arquivo de backup na primeira instalação que permite a reinstalação do certificado em casos de perda.
Esperamos que este material te auxilie na identificação e resolução de possíveis problemas, e caso precisar emitir um novo, conte com a AR São Paulo que é especialista no assunto a mais de 10 anos.
TAGS: