Certificado digital não é somente para empresas

Publicação: terça-feira, 18 de julho de 2023

Atualmente é fácil associar o certificado digital como algo exclusivo de empresas. Até porque, este é o público que mais utiliza. Mas o certificado digital atende e é necessário a muitas pessoas.

Antes de tudo é necessário uma explicação do que é o certificado digital para ficar claro o porquê do certificado digital ser tão necessário e benéfico.


O que é o certificado digital?

O certificado digital é a identidade digital de uma pessoa física e jurídica. E atualmente, é a forma mais segura de identificar alguém virtualmente devido ao processo de validação do certificado, que é criterioso para combater possíveis fraudes.

Sabendo disso que certificado digital é a identidade digital de alguém ou algo, imagina-se que serve somente para logar em sistemas com segurança e somente isto. Não está totalmente errado pensar dessa maneira, mas o uso do certificado digital abrange muito mais. E como o assunto é o certificado para pessoas físicas, veja abaixo como o certificado faz parte da rotina das pessoas.


Profissionais: São diversos os profissionais que já utilizam o certificado digital em suas funções. São estes: Advogado, engenheiro, médico, instrutor de auto-escola, dentista, psicólogo, gestores hospitalares, e mais.

Pessoas que utilizam para fazer o IRPF: O certificado é um dos meios para ter a declaração pré-preenchida e fazer o imposto de renda com praticidade. E ainda para aqueles que possuem uma renda anual acima de R$ 5.000.000,00 (Cinco milhões de reais).

Pessoas que assinam digitalmente: A assinatura digital é muito utilizada devido a confiabilidade empregada pelo certificado digital. Isto significa, documentos como: Contratos, laudos, receitas médicas, documentos que requerem reconhecimento de firma podem ser assinados com o certificado digital (Se assim aceito a via digital).

Pessoas que precisam do nível ouro no Gov.br: para realizar acessos aos serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade.

Como mostramos, o certificado digital serve também para pessoa física e já faz parte da rotina das pessoas e não somente das empresas.


Precisa do certificado digital?

Acesse nossa loja: https://arsaopaulo.com.br/



TAGS: