O que você precisa saber sobre o certificado digital A3

Publicação: quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Dos tipos de certificado digital existentes, o A3 é o que há mais modelos e escolhas por usabilidade. Mas não é complicado escolher o seu. Preparamos abaixo tudo que você precisa saber sobre este modelo de certificado.

O Certificado Digital modelo A3 leva esta nomenclatura pois é um certificado do tipo Assinatura (A) e de nível de segurança 3.

Este nível de segurança é determinado pelo fato de o certificado digital ser gerado e armazenado em um hardware ou mídia, a saber um Smart Card, Token ou ainda em nuvem sendo requerida uma senha para sua utilização. Além de ser mais seguro, a circulação deste certificado é mais prática, basta levar o dispositivo de sua escolha e conectar em um novo computador, ou não. Com a opção do smartphone, basta ter o seu celular sempre com você.

Outra característica importante é a validade deste certificado que pode ser de até 5 (cinco) anos, sendo possível renovar este certificado inteiramente online. 

IMG


Como escolher?

Antes de escolher dentre as opções de certificado digital A3, você precisa saber se o tipo A3 se aplica à  sua necessidade. Há sistemas que solicitam o certificado digital para acesso, mas só aceitam o tipo A1, por exemplo. No geral, na maioria dos casos, ambos são aceitos. Contudo, você pode conferir com a plataforma qual certificado você precisa para utilizar o sistema, ou conferir em nosso site algumas aplicações e quais são os tipos de certificado digital que estes aceitam. Acesse aqui: https://arsaopaulo.com.br/usos

Se o certificado digital do tipo A3 é a sua escolha, você já pode escolher o dispositivo:

Smart Card: O cartão é utilizado com uma leitora para conectar ao seu computador. Geralmente são vendidos juntos, mas se você já possuir uma, basta comprar o cartão, é mais em conta.

*A leitora precisa ser específica para leitura do certificado digital

Token: É um dispositivo criptográfico semelhante fisicamente ao pendrive, conectável ao computador através da porta USB.

Em nuvem: Emita o certificado na nuvem e utilize o certificado em qualquer dispositivo: celular, tablet ou computador. 

Validade

O certificado digital do tipo A3 possui um maior tempo de validade com possibilidade de chegar até 5 anos, mas comumente comercializado por 3 anos.

Como fazer online?

Por se tratar de um dispositivo físico, surge a dúvida: posso obter o meu certificado A3 de forma virtual

Grande parcela do público opta por fazer o certificado por videoconferência ou online. É mais prático e rápido. E quando o cliente ainda não possui a mídia, é necessário cotar o envio para seu endereço. Aqui na AR SÃO PAULO, fazemos o envio da mídia junto com as instruções para instalação e o contato do nosso time de suporte que te auxiliará caso precisar. E se você já tiver sua mídia, poderá reutilizá-la  


Acesse nossa loja (https://arsaopaulo.com.br/) ou chame-nos no WhatsApp (clique aqui) para fazer o seu certificado digital A3





TAGS: