O que não pode faltar para emitir o Certificado Digital

Publicação: quinta-feira, 18 de setembro de 2025


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O certificado digital é o documento que permite a identificação de seu titular de forma segura e inequívoca no meio eletrônico. Por isto, o processo para sua geração deve seguir procedimentos de segurança bastante robustos. 


A geração do certificado digital passa por uma etapa de confirmação de dados, denominada validação, que pode ser feita de duas formas: presencial ou virtual. 


É nesta etapa de validação que a Autoridade de Registro, por meio de seus Agentes de Registros (AGR) garantem a segurança dos titulares ao validarem a identidade do solicitante por documentos, análises e investigação dos fatos.


As formas mais conhecidas para a validação hoje são a presencial e a videoconferência.

Em ambas, o cliente se apresenta perante o AGR da AR, apresenta seus documentos e passa por um processo de confirmação de sua identidade e de seus dados. 



Mas e no processo da Certificação 5.0 que é totalmente online e sem videoconferência?


No processo inovador da Certificação Digital 5.0, implantado pela AR SÃO PAULO em 2022, o titular realiza a confirmação de sua identidade de forma inteiramente virtual, sem interação com o atendente humano. Por meio de seu certificado Bird ID, o titular realiza um “check in” online, autorizando virtualmente a renovação ou emissão de seu novo certificado digital. 



E quais documentos são necessários para fazer a validação?


A apresentação de documentos somente é requerida quando a validação ocorrer de forma presencial ou por videoconferência.


Sejam certificados de pessoas físicas ou jurídicas, os documentos devem ser apresentados exclusivamente nas vias originais.


Documento de identificação: RG, DNI, CNH, Passaporte, Carteira Profissional de Classe (OAB, CRM...) ou RNE. 


O documento deve ser recente, permitindo a identificação do titular e estar em bom estado de conservação.


Documentos complementares:


Os documentos complementares servem para acessar ambientes que solicitem tais informações para fins comprobatórios e de permissionamento para realizar ações vinculadas a estes documentos.


  • - CEI: Para aqueles que possuem funcionários registrados no CPF

  • - PIS

  • - Título de Eleitor

  • - Certidão de casamento: Caso o nome esteja desatualizado no documento de identificação ou na RFB


No caso de empresas, os titulares devem encaminhar os documentos originais, cópias autenticadas ou a versão digital obtida na RedeSim dos seus respectivos negócios.


  • - Ato constitutivo da Pessoa Jurídica: Contrato social, Estatuto social, Convenção de Condomínio, Ata de Eleição, Requerimento de empresário, CCMEI.


A validação é uma etapa essencial para a sua segurança e da sua empresa. É a única forma de garantir que um certificado digital seja emitido para o seu real titular. Afinal se trata da sua identidade, um documento válido juridicamente que está transformando as relações entre empresas e suas obrigações, permitindo que as entregas, emissões, assinaturas e demais ações sejam feitas online e com segurança.


E escolher a AR São Paulo para emitir seu certificado digital é uma forma de garantir a segurança das suas informações. Faça sua emissão com uma empresa que tem mais de 12 anos de existência e uma reputação excelente conferida por nossos clientes.


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