O que é a validação do certificado digital?

Publicação: quarta-feira, 14 de junho de 2023

O processo de obtenção de um certificado digital passa por etapas necessárias para segurança dos titulares, sendo a validação a mais importante. A validação, que somente pode ser realizada por uma empresa devidamente habilitada na Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil), é a etapa que verifica a identidade do titular do certificado digital. E pode ser feita de 3 maneiras: Presencial, Videoconferência ou Online.

Por que precisa da validação?

O certificado digital é uma forma de identificar de forma inequívoca, pessoas e empresas no ambiente digital, concedendo-lhes acessos sensíveis e permitindo que estas atuem em diversas áreas, assim como fariam no meio presencial. Por este motivo, a validação deve ser realizada a fim de confirmar de forma assertiva a identidade de cada requerente de certificado digital, garantindo através de processos bem definidos, que ele é quem diz ser.

Sobre as formas de validação:

Presencial: Nesta forma de validação, o titular precisa estar diante de um Agente de Registro (AGR) que analisará seus dados e documentos, coletará suas biometrias criando um dossiê do titular.

O atendimento pode ser em uma de nossas unidades ou na modalidade delivery, em endereço de escolha do titular.

Videoconferência: Disponível para aqueles que já tem as biometrias coletadas na base da ICP-Brasil ou que possuam CNH (válida ou vencida), cuja emissão tenha ocorrido após 2015, para que possa ser identificado biometricamente através da base do Denatran.

Online: Nesta opção, o titular que já possui o certificado digital A3 pode utilizar este para renovar o próprio certificado, online e sem um atendimento com um AGR.

E de forma exclusiva, a AR SÃO PAULO possui a tecnologia 5.0 que permite a emissão online de novos certificados.

Em resumo, a validação é uma etapa necessária que, em um conjunto de fatores, garante a segurança e confiabilidade do certificado digital para o sistema que o requer e para o próprio titular.

Precisa de um certificado? Clique aqui para escolher o seu ou aqui para falar com o nosso time de especialistas.



TAGS: